Selo de compromisso EcoVadis
A Saggezza, tem o orgulho de anunciar que recebemos o selo de compromisso EcoVadis, uma das mais respeitadas certificações...
Categoria(s): Criatividade, Mercado, Sustentbilidade
08 nov. 2022
A sustentabilidade tornou-se um dos principais temas em todas as esferas da sociedade. Desde conversas cotidianas até debates em congressos globais, o consenso é claro: a sustentabilidade é uma das pautas mais críticas do nosso tempo. E sua relevância cresce conforme os desafios sociais e ambientais causados pelas ações humanas se tornam mais evidentes.
O Consumidor e a Sustentabilidade: Mudança no Comportamento de Compra
Os consumidores estão cada vez mais atentos a questões sociais, éticas e ambientais ao escolher marcas e realizar compras. De acordo com uma pesquisa global da Open Text, 71% dos consumidores consideram essencial que as empresas adotem práticas ambientalmente responsáveis. Além disso, 83,2% estão dispostos a pagar mais por produtos produzidos de forma ética, com 17,1% dispostos a gastar até 50% a mais.
Tendências Globais: Compromissos ESG e Sustentabilidade no Varejo
A preocupação com o consumo sustentável não é mais uma tendência emergente; é uma realidade global. Países e grandes organizações estão assumindo compromissos significativos, como a neutralidade de emissões de CO2, com 65% do PIB global comprometido em se tornar neutro em carbono até 2025.
No varejo, a sustentabilidade está em ascensão. Para atender às novas demandas dos consumidores, as empresas precisam integrar iniciativas sustentáveis como prioridade central em seus negócios, não apenas como uma adição.
Geração Z: O Motor da “Onda Verde”
A Geração Z, nascida entre a segunda metade da década de 90 e o início dos anos 2010, está na vanguarda do consumo sustentável. Segundo uma pesquisa da DoSomething, 75% desses consumidores já questionam as práticas éticas e de segurança das marcas. Essa geração vai representar quase um terço da receita mundial até 2030, superando os Millennials.
Impacto do ESG no Lucro das Empresas
A preocupação com ESG (ambiental, social e de governança) é uma necessidade no varejo moderno. De acordo com um estudo da IBM e da National Retail Federation, 62% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. Além disso, 50% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, com preços podendo ser até 70% superiores aos convencionais.
No Brasil, o consumo sustentável também está em crescimento. Uma pesquisa do Opinion Box de 2021 revelou que:
Casos de Sucesso: Iniciativas Sustentáveis no Varejo
Existem diversas iniciativas de consumo sustentável, tanto em grandes compromissos quanto em pequenas ações cotidianas. Um exemplo é a Lojas Renner S.A., que em 2021 se destacou ao alcançar 80 pontos no Dow Jones Sustainability Index (DJSI), tornando-se a empresa de varejo com maior pontuação global. Seus compromissos incluem:
Além disso, a Renner abriu a primeira loja circular do varejo brasileiro, planejada com base em premissas de sustentabilidade.
O Compromisso da SAGGEZZA com a Sustentabilidade
A SAGGEZZA Trade Marketing Solutions é pioneira em seu segmento e está totalmente alinhada às exigências da sociedade moderna. Nossos projetos de sustentabilidade incluem:
Também promovemos a digitalização de processos para redução do consumo de papel e tratamos a comunicação com clientes, colaboradores e fornecedores com respeito e transparência.
Fontes:
https://vivomeunegocio.com.br/varejo/expandir/consumo-sustentavel/
A Saggezza, tem o orgulho de anunciar que recebemos o selo de compromisso EcoVadis, uma das mais respeitadas certificações...
No mundo dos negócios, as parcerias estratégicas têm se mostrado uma ferramenta poderosa para alavancar o crescimento, expandir o...
Para nós da Saggezza, cada detalhe no ponto de venda é uma oportunidade única de aproximação entre marcas e...
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.