Selo de compromisso EcoVadis
A Saggezza, tem o orgulho de anunciar que recebemos o selo de compromisso EcoVadis, uma das mais respeitadas certificações...
Categoria(s): Inovação, Logística, Sustentbilidade
17 fev. 2022
Como uma operação logística eficiente pode ser sustentável (otimização logística para redução de emissão de carbono; melhoria de embalagens; aplicação de tecnologias para redução de deslocamento de equipes)?
Apesar de a logística ser uma operação que, até o momento, vem se mostrando danosa ao meio ambiente, essa realidade pode e já vem sendo alterada com o uso de estratégias e recursos eficientes. Isso porque apesar das exigências de muitos recursos, ela é também uma das áreas que mais possibilitam a eficiência operacional. Dessa maneira, logística e sustentabilidade podem interagir em harmonia e sincronia. É necessário apenas realizar o planejamento adequado.
Um dos principais confrontos entre logística e sustentabilidade ocorre nas operações de transporte. Uma das atividades que mais impactam de forma negativa no meio ambiente.
A emissão de gases poluentes, feita pelos veículos, é um dos principais transtornos nas grandes cidades. Mas é possível reduzir esse impacto por meio de rotas bem planejadas e elaboradas, favorecendo mais entregas em períodos mais curtos. Os resultados em elaborar rotas mais adequadas são: menos emissão de gás carbônico, menos depreciação dos veículos e menos consumo de combustível.
A Logística Sustentável, também denominada de Logística Verde, pode ser desenvolvida basicamente de duas maneiras.
A primeira considera a responsabilidade “o berço à cova”, ou seja, a empresa que produz também deve se responsabilizar pela destinação final dos produtos que foram criados. Assim, é possível minimizar os impactos ambientais provocados por eles, procedendo à incineração ou colocando-os em aterros sanitários.
A segunda maneira considera a responsabilidade “berço a berço”, ou seja, a sociedade pode continuar consumindo. Mas, em vez de prejudicar o meio ambiente, é fundamental alimentar o ciclo biológico do planeta (lixo é igual a comida) e o ciclo tecnológico das indústrias. Seguindo essa lógica, aquilo que não puder ser usado como nutriente para o meio ambiente deve ser quebrado em materiais que as indústrias podem aproveitar como matérias-primas de boa qualidade.
Para compreender melhor como logística e sustentabilidade interagem, veja como a integração de todas as etapas da logística (Logística Integrada) contribui para o desenvolvimento da Logística Sustentável.
A cadeia da Logística Integrada é assim constituída:
1. Logística de Suprimentos: relaciona-se às relações fornecedor-empresa.
2. Logística de Produção: relaciona-se aos processos de transformação dos materiais em produtos acabados.
3. Logística de Distribuição: relaciona-se às relações empresa-consumidor
4. Logística Reversa: relaciona-se às operações de devolução dos bens de consumo e pós-venda ao processo produtivo ou de negócio.
Cada uma dessas divisões aborda temática “ambiente” de uma forma diferente.
Na Logística de Suprimentos ou de Entrada estão inseridas a seleção de fornecedores e as compras sustentáveis, que consideram critérios como:
. Utilização de produtos e embalagens ambientalmente corretos (análise do ciclo de vida para avaliar os impactos provocados deles no meio ambiente);
. Redução na produção de resíduos;
. Participação nos projetos de Logística Reversa (descarte, coleta, reutilização, reciclagem);
. Consumo consciente de energia e água;
. Redução na emissão de gases;
. Planejamento e políticas ambientais;
. Certificados ISO 14001;
. Uso de tecnologias limpas;
. Uso de veículos híbridos, elétricos ou movidos a energia alternativa, a biocombustível.
Na Logística de Produção é priorizado o uso da Produção Mais Limpa (P + L), aplicando técnicas que reduzam a geração de resíduos e o uso de materiais mais fáceis de reciclar e decompor.
A Logística de Distribuição ou de Saída tem como metas diminuir o trânsito das mercadorias, economizar água nos processos relacionados (lavagem, recarga de baterias), usar veículos apropriados (biocombustível, híbridos etc..).
A Logística Reversa visa a reintegração dos produtos vendidos e consumidos ao ciclo produtivo. Os materiais não podem mais ser colocados simplesmente em aterros sanitários (Lei 12.305/ 2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS -, regulamentada pelo Decreto 7.404/ 2010).
O sistema de Logística Reversa se tornou obrigatório para empresas que trabalham com produtos, como pilhas e baterias, agrotóxicos, pneus, eletrônicos, óleos, lâmpadas, embalagens em geral.
A PepsiCo lançou, em 2011, garrafas feitas à base de plantas (cascas de laranja e de aveia, resíduos de outras operações da empresa).
A ceveijaria Anheuser-Busch Inbev estabeleceu uma meta de redução de 30% da utilização de água em, no máximo, 5 anos de meta de redução quase (99%) de seus resíduos.
O Walmart declarou que 80% de seus resíduos não vão mais para os aterros e já economizou muito dinheiro fazendo a reciclagem de embalagens.
A Ambev criou um íncrivel programa que possibilita compartilhar frotas com seus parceiros, otimizando os processos de entrega, reduzindo a emissão de poluentes (mais de 446,3 toneladas de CO2 em três anos) e economizando combustível. Tudo devido à boa aplicação de determinadas ferramentas automatizadas de gestão.
Na Saggezza Trade Marketing Solutions, todos descartes de materiais em alinhamento com cada cliente, são efetuados dentro de normas legais e orientações sustentáveis como:
Além disso a Saggezza aplica muita tecnologia na gestão das operações, integrando todos os dados na sua plataforma digital, que é única no mercado, fazendo uso da inteligência artificial na positivação e auditoria de merchandising dos PDV´s. Integrada ao aplicativo para positivação e auditoria de PDV´s, que opera como roteirizador e manual de instalações/aplicação para a equipe de campo no PDV, registra on-time operações de positivação de materiais de merchandising, faz auditorias nos PDV´s com positivação por fotos geolocalizadas que garantem a veracidade e conformidade das operações. Oferecendo também o SELF-AUDIT, economia com deslocamentos desnecessários de times de campo, e agilidade na visualização dos PDV´s.
AS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS QUE APLICAM LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL:
Realizar a devida integração entre logística e sustentabilidade, atendendo as lesgilações ambientais, traz bons frutos para as empresas. Veja os tipos de vantagens que elas usufruem:
Entre em contato com a nossa equipe especializada!
Texto por: Lucas Leonel Paschoal
Fontes:
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/view/341
https://cargox.com.br/blog/saiba-o-que-fazer-para-aliar-logistica-sustentabilidade#:~:text=utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20produtos%20e%20embalagens,%2C%20coleta%2C%20reutiliza%C3%A7%C3%A3o%2C%20reciclagem)%3B
A Saggezza, tem o orgulho de anunciar que recebemos o selo de compromisso EcoVadis, uma das mais respeitadas certificações...
No mundo dos negócios, as parcerias estratégicas têm se mostrado uma ferramenta poderosa para alavancar o crescimento, expandir o...
Para nós da Saggezza, cada detalhe no ponto de venda é uma oportunidade única de aproximação entre marcas e...
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.