Sustentabilidade e Logística - Saggezza

Sustentabilidade e Logística

17 fev. 2022

Como uma operação logística eficiente pode ser sustentável (otimização logística para redução de emissão de carbono; melhoria de embalagens; aplicação de tecnologias para redução de deslocamento de equipes)?

Apesar de a logística ser uma operação que, até o momento, vem se mostrando danosa ao meio ambiente, essa realidade pode e já vem sendo alterada com o uso de estratégias e recursos eficientes. Isso porque apesar das exigências de muitos recursos, ela é também uma das áreas que mais possibilitam a eficiência operacional. Dessa maneira, logística e sustentabilidade podem interagir em harmonia e sincronia. É necessário apenas realizar o planejamento adequado.

Um dos principais confrontos entre logística e sustentabilidade ocorre nas operações de transporte. Uma das atividades que mais impactam de forma negativa no meio ambiente.

A emissão de gases poluentes, feita pelos veículos, é um dos principais transtornos nas grandes cidades. Mas é possível reduzir esse impacto por meio de rotas bem planejadas e elaboradas, favorecendo mais entregas em períodos mais curtos. Os resultados em elaborar rotas mais adequadas são: menos emissão de gás carbônico, menos depreciação dos veículos e menos consumo de combustível.

O desenvolvimento da Logística Sustentável

A Logística Sustentável, também denominada de Logística Verde, pode ser desenvolvida basicamente de duas maneiras.

A primeira considera a responsabilidade “o berço à cova”, ou seja, a empresa que produz também deve se responsabilizar pela destinação final dos produtos que foram criados. Assim, é possível minimizar os impactos ambientais provocados por eles, procedendo à incineração ou colocando-os em aterros sanitários.

A segunda maneira considera a responsabilidade “berço a berço”, ou seja, a sociedade pode continuar consumindo. Mas, em vez de prejudicar o meio ambiente, é fundamental alimentar o ciclo biológico do planeta (lixo é igual a comida) e o ciclo tecnológico das indústrias. Seguindo essa lógica, aquilo que não puder ser usado como nutriente para o meio ambiente deve ser quebrado em materiais que as indústrias podem aproveitar como matérias-primas de boa qualidade.

Para compreender melhor como logística e sustentabilidade interagem, veja como a integração de todas as etapas da logística (Logística Integrada) contribui para o desenvolvimento da Logística Sustentável.

A cadeia da Logística Integrada é assim constituída:

1. Logística de Suprimentos: relaciona-se às relações fornecedor-empresa.

2. Logística de Produção: relaciona-se aos processos de transformação dos materiais em produtos acabados.

3. Logística de Distribuição: relaciona-se às relações empresa-consumidor

4. Logística Reversa: relaciona-se às operações de devolução dos bens de consumo e pós-venda ao processo produtivo ou de negócio.

Cada uma dessas divisões aborda temática “ambiente” de uma forma diferente.

Na Logística de Suprimentos ou de Entrada estão inseridas a seleção de fornecedores e as compras sustentáveis, que consideram critérios como:

. Utilização de produtos e embalagens ambientalmente corretos (análise do ciclo de vida para avaliar os impactos provocados deles no meio ambiente);

. Redução na produção de resíduos;

. Participação nos projetos de Logística Reversa (descarte, coleta, reutilização, reciclagem);

. Consumo consciente de energia e água;

. Redução na emissão de gases;

. Planejamento e políticas ambientais;

. Certificados ISO 14001;

. Uso de tecnologias limpas;

. Uso de veículos híbridos, elétricos ou movidos a energia alternativa, a biocombustível.

Na Logística de Produção é priorizado o uso da Produção Mais Limpa (P + L), aplicando técnicas que reduzam a geração de resíduos e o uso de materiais mais fáceis de reciclar e decompor.

A Logística de Distribuição ou de Saída tem como metas diminuir o trânsito das mercadorias, economizar água nos processos relacionados (lavagem, recarga de baterias), usar veículos apropriados (biocombustível, híbridos etc..).

A Logística Reversa visa a reintegração dos produtos vendidos e consumidos ao ciclo produtivo. Os materiais não podem mais ser colocados simplesmente em aterros sanitários (Lei 12.305/ 2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS -, regulamentada pelo Decreto 7.404/ 2010).

O sistema de Logística Reversa se tornou obrigatório para empresas que trabalham com produtos, como pilhas e baterias, agrotóxicos, pneus, eletrônicos, óleos, lâmpadas, embalagens em geral.

Empresas aliando Logística e Sustentabilidade

A PepsiCo lançou, em 2011, garrafas feitas à base de plantas (cascas de laranja e de aveia, resíduos de outras operações da empresa).

A ceveijaria Anheuser-Busch Inbev estabeleceu uma meta de redução de 30% da utilização de água em, no máximo, 5 anos de meta de redução quase (99%) de seus resíduos.

O Walmart declarou que 80% de seus resíduos não vão mais para os aterros e já economizou muito dinheiro fazendo a reciclagem de embalagens.

A Ambev criou um íncrivel programa que possibilita compartilhar frotas com seus parceiros, otimizando os processos de entrega, reduzindo a emissão de poluentes (mais de 446,3 toneladas de CO2 em três anos) e economizando combustível. Tudo devido à boa aplicação de determinadas ferramentas automatizadas de gestão.

Na Saggezza Trade Marketing Solutions, todos descartes de materiais em alinhamento com cada cliente, são efetuados dentro de normas legais e orientações sustentáveis como:

  • Reciclagem com Laudos de Destinação em Todo país, reduzindo a emissão de carbono com menores trajetos de transporte dos resíduos;
  • Descaracterização para reuso dos materiais com segurança para as marcas;
  • Acordos operacionais com recicladores em todas as capitais do país, que atuam estritamente dentro das normas mais rígidas de descarte ambientalmente responsável, o que reduz de forma significativa os custos com projetos de logística reversa para os clientes, reduzindo impactos ambientais gerados com a emissão de CO² nos transportes.

Além disso a Saggezza aplica muita tecnologia na gestão das operações, integrando todos os dados na sua plataforma digital, que é única no mercado, fazendo uso da inteligência artificial na positivação e auditoria de merchandising dos PDV´s. Integrada ao aplicativo para positivação e auditoria de PDV´s, que opera como roteirizador e manual de instalações/aplicação para a equipe de campo no PDV, registra on-time operações de positivação de materiais de merchandising, faz auditorias nos PDV´s com positivação por fotos geolocalizadas que garantem a veracidade e conformidade das operações. Oferecendo também o SELF-AUDIT, economia com deslocamentos desnecessários de times de campo, e agilidade na visualização dos PDV´s.

AS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS QUE APLICAM LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL:

Realizar a devida integração entre logística e sustentabilidade, atendendo as lesgilações ambientais, traz bons frutos para as empresas. Veja os tipos de vantagens que elas usufruem:

  • Econômicas: diminuem o uso de recursos naturais, evitam o pagamento de multas (e a suspensão das atividades devido às penalizações), economizam recursos com o uso de materiais reciclados, ganham dinheiro com venda de resíduos, aumentam sua receita por captar clientes entre os “consumidores verdes”.
  • Competitivas: destacam-se da concorrência em algumas situações, especialmente em negociações internacionais (o mercado externo valoriza muito as “empresas verdes”).
  • Imagem empresarial: ganham pontos positivos da parte do consumidor (os “consumidores verdes” preferem pagar mais por um produto ou serviço ambientalmente corretos). Ambientais: ajudam na manutenção e preservação do meio ambiente para o presente e para as futuras gerações.

Entre em contato com a nossa equipe especializada!

Texto por: Lucas Leonel Paschoal

Fontes:

https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/view/341
https://cargox.com.br/blog/saiba-o-que-fazer-para-aliar-logistica-sustentabilidade#:~:text=utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20produtos%20e%20embalagens,%2C%20coleta%2C%20reutiliza%C3%A7%C3%A3o%2C%20reciclagem)%3B

COMPARTILHE:
TAG'S

    Notícias relacionadas

    Selo de compromisso EcoVadis

    A Saggezza, tem o orgulho de anunciar que recebemos o selo de compromisso EcoVadis, uma das mais respeitadas certificações...

    O Poder das Parcerias Estratégicas

    No mundo dos negócios, as parcerias estratégicas têm se mostrado uma ferramenta poderosa para alavancar o crescimento, expandir o...

    Trade Marketing que Conecta Marcas e Consumidores

    Para nós da Saggezza, cada detalhe no ponto de venda é uma oportunidade única de aproximação entre marcas e...

    Outubro Rosa: Conscientização e Cuidado

    O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que afeta milhares...

    Whatsapp

    Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.